quinta-feira, 6 de setembro de 2007

ATO PROFÉTICO

"Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício".
Provérbio 21:3

A foto acima registra um vazamento de água ocorrido na Câmara dos Deputados em Brasília, e os homens trabalham para limpá-la.

Ela me despertou por causa de tudo o que está ocorrendo naquela que deveria ser a casa dos representantes do povo. Lembrei-me do mar de lama que tem corrido por debaixo dos holofotes e que tem minado sua credibilidade, agora, para completar, atingindo o próprio presidente da casa.

Não quero aqui fazer julgamentos precipitados, já que, devido á frequência dos escândalos, tornou-se lugar comum condenar antes mesmo de ser julgado. Contudo, não se deve ignorar que a corrupção tem manchado a autoridade dos governantes do país.

Deprimente, também, é o teatro onde alguns se posicionam como baluartes da moralidade quando, na verdade, talvez fizessem o mesmo debaixo dos panos, resguardando aqui os campeões morais da casa que, infelizmente são poucos mas, existem.

O texto acima me lembra que o Deus que a Bíblia apresenta é ama a justiça e a valoriza como sendo uma verdadeira adoração. ninguém pense que escapará incólume ao seu julgamento. Fazer justiça e julgar com retidão é o mesmo que ser imparcial ainda que, com prejuízo próprio, coisa que não acontece no Brasil. Ser justo é um ato de culto.

Minha oração é que o avivamento de Deus chegue nesse país, e que revolucione, por meio da igreja, até as instituições democráticas. Quero encarar a foto acima como um ato profético, assim com a água que vazou foi limpa em pouco tempo, que o mar de lama seja removido o quanto antes, para que Deus possa abençoar essa terra e sarar suas feridas.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

A HONRA DO IDOSO


"Não repreendas asperamente o idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai".
I Timóteo 5:1
É extremamente deprimente o tratamento que se dedica aos idosos. Numa sociedade capitalista, onde o valor é medido pelo que se produz e a memória é nula por causa da idéia o melhor é o que está na frente, percebemos o amor esfriando dos filhos pelos seus pais, colocando-os em asilos e esquecendo-os lá para morrer à míngua.
Parece que esquecemos que esses homens e mulheres que chegaram à velhice foram os construtores da sociedade que hoje desfrutamos, deram seu suor, força e energia para que o país se desenvolvesse. Sacrificaram-se, às vezes ao extremo, para que seus filhos tivessem uma boa educação formal, pagaram o preço de não poderem estudar por causa das crises que assolaram o seu tempo de juventude, tendo que pegar no batente ainda novos.
Parece que esquecemos que esses anciãos investiram cada centavo para terem uma vida digna no final, e, o que este país faz é um crime com suas aposentadorias, e planejam o pior, diminuir o benefício por causa da quantidade.
Parece que nos esquecemos de que um dia nós, todos nós, teremos a idade deles. A maneira como os tratamos, ensinamos nossos filhos a nos tratar também.
Quando estive em São Paulo, eu ouvi uma canção regional que falava de um pai que, sem ter para onde ir, foi morar na casa do filho, mas o conflito que a esposa gerou por causa da presença do ancião foi tamanho, que ele decidiu despachar o pai sem destino. Na saída, lhe deu um cobertor de couro. O neto, que a tudo assistia em silêncio, quando o avô se distanciava, o chamou e, com uma faca, foi até ele e corou a metade do cobertor, beijou o avô e voltou para seu pai que o perguntou: "Por que você cortou o cobertor meu filho?" perguntou o pai. "para dar ao Senhor quando despachá-lo na velhice!". Disse o filho.
Jesus disse que tudo o que queremos que as pessoas nos façam devemos fazer a elas primeiro.
A bíblia reserva uma honra especial aos velhos, os cabelos brancos são símbolos de sabedoria, experiência, os idosos deveriam ser honrados, colocados como conselheiros de governantes, consultados no meio da crise.
Paulo dá uma orientação em relação ao idoso para Timóteo. Trate-os com o mesmo respeito que você reserva a seu pai. Timóteo, apesar de ter tido pai grego, foi criado por sua avó e sua mãe, mas isso não o impediu de cumprir a determinação, que, apesar de ter sido uma instrução para um pastor, serve para todos nós.
É profunda falta de respeito ter de estabelecer leis para que o idoso seja reconhecido, honrado e recompensado pelo sua contribuição. É pecado a maneira como se trata um velho nesse país. Deus vai pedir contas. Precisamos ser cristãos verdadeiros, que vivem o que pregam também em relação ao idoso.
"Não repreendas asperamente o idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai".