terça-feira, 31 de julho de 2007

TRÊS COISAS ESSENCIAIS PARA A VIDA E UMA FUNDAMENTAL

Mateus 5:1: "Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e se assentou. seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los".

A ansiedade produz uma profunda solidão. Uma terrível sensação de abandono, de que não estou ouvindo, que desistiram de me atender. Tal impressão é produto da tendência humana de querer que Deus nos acompanhe em nossos projetos e desejos, que nos atenda do nosso jeito. Elaboramos a agenda para ele assinar.

Esse texto, aparentemente simples, me saltou aos olhos num momento difícil da minha vida. Jesus me ensinou três coisas que são essenciais euma fundamental para a vida.

Primeira, Jesus viu as multidões, ele me vê, me observa, se importa. Sua visão é diferente da minha, é uma visão em vôo, mais ampla, diferente de quem enxerga estando no meio do problema. Acompanha passo a passo, de quem sabe a saída, mas me espera chegar perto primeiro para poder orientar. Isso é essencial porque, apesar da sensação de solidão, eu sei que ele está sempre olhando para mim.

Segunda, Jesus subiu ao monte, ele me ensina que subir ao monte é buscar a presença de Deus. Ele mesmo subiu ao monte diversas vezes para orar, para receber de Deus orientação para o seu ministério e decisões fundamentais. No meio do problema, é essencial aprender a subir o monte, a buscar a presença de Deus, a lhe perguntar o que fazer. O monte é lugar da transfiguração, como no Tabor, da adoração como no Sião, da manifestação do poder, como no Carmelo, da crucificação, como no Gólgota. É na tribulação que eu tenho de me aproximar de Deus. Rick Warren diz que na dor não devemos fugir de Deus, mas para Deus porque é o único que pode nos ajudar. É no monte que vejo Deus fazer um vale de ossos secos se transformar em um exército.

Terceira, Jesus assentou-se... e passou a ensinar. Deus não se submete à nossa pressa, é preciso desacelerar para aprender. Um processo gradativo e não instantâneo, um passo de cada vez. É essencial aprender a se assentar aos seus pés e aprender dele como fez Maria, a irmã de Lázaro. O monte também é o lugar da revelação de Deus, como no Sinai, e o lugar onde Jesus vai nos ensinar a viver uma vida de acordo com os propósitos de Deus.

A atitude fundamental para vencer a ansiedade é se aproximar dele. Jesus só ensina aos seus amigos, a quem tem relacionamento com ele, a quem se dispõe a andar com ele. Eu preciso colocar os olhos em quem me vê, subir ao monte, apesar das pressões, me livrar de qualquer peso que me impeça de me aproximar dele, se assentar a seus pés, e aprender a obedecer, um passo de cada vez. Aprender os segredos que ele só revela a quem crer que ele cuida de todas as necessidades. Essa é a atitude fundamental da fé.

Nenhum comentário: