quinta-feira, 2 de agosto de 2007

OS SÍMBOLOS DA HUMILDADE 1




“Como são felizes os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus”
Mateus 5:3


Essa bem-aventurança fala de humildade. O termo significa pobreza, mendicância, que na essência indica dependência, simplicidade, ausência de orgulho e de ambição.
A Bíblia sempre associa qualidades essenciais a animais, a águia representa a renovação e a força no Senhor, por causa dos seus vôos. A serpente, apesar da associação com o mal, também pode ser ligada a prudência. A formiga representa o trabalho previdente. Três animais, porém são associados com a humildade: A ovelha, a corça e a pomba. Hoje vamos falar do primeiro animal.
A ovelha, depois do homem, é o animal mais dependente que existe. Não possui um senso de orientação aguçado se perdendo com facilidade do rebanho tornando-se alvo fácil das feras do campo. Ela necessita a todo instante da presença segura do pastor para se sentir tranqüila.
Seu amor pelo pastor é demonstrado no fato de ouvir a sua voz e conhecê-la. Sendo leal a seu dono ela descansa ao ver o cajado, pois sabe que onde estiver o cajado, o pastor está.
A ovelha anda em bando e depende dele. É um animal de natureza comunitária. Por não saber andar só e ser pouco inteligente, berra muito alto quando se perde, mas, na eminência da morte se limita a derramar uma lágrima singela.
A ovelha me ensina que a humildade de espírito implica no reconhecimento de total dependência de Deus, de que, sem Ele, se anda perdido na existência. Na Sua presença se pode descansar.
Ser humilde é amar a Deus como seu bem maior. É ouvir, conhecer e atender ao seu chamado, e somente a ele. É enxergar as Escrituras Sagradas como o Seu cajado e crer que ele está onde o cajado está. É reconhecer que a vida não para ser vivida de forma egocêntrica, egoísta, mas, como disse Paulo Solonca, de maneira OUTROCÊNTRICA, ou seja, levando sempre o outro em conta. É viver de modo comunitário, para servir. Humildade é reconhecer-se como alguém de comunidade, dependente de comunidade.
Ser humilde é ter coragem de dizer que dói, onde dói (como já disse Caio Fábio), é reconhecer e expressar as dores e os medos, as dúvidas e tristezas, os erros e pecados. Ser humilde é saber morrer, por acreditar que a morte não é o fim, mas o começo de uma nova vida com o pastor.

Nenhum comentário: