quinta-feira, 16 de agosto de 2007

MAIS UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA

Foto do possível assassino de Tamires


A notícia da morte da jovem Tamires no auge de seus 20 anos, na noite do dia 13 de agosto, num assalto ao carro onde estava, por não ter conseguido soltar o cinto de segurança, tornando-se mais um dígito nas estatísticas das vítimas da violência chocou pelo nível de banalização da vida humana a que se chegou. isso metrouxe algumas reflexões:





A primeira, a violência atingiu um nível tal em que o poder público não está conseguindo acompanhar, e a continuar nesse rumo, vai chegar à anarquia. Toda a omissão das autoridades de outros tempos, a indiferença quanto á questão dos marginalizados da favela, a complacência e o consumo dos produtos ilegais do tráfico por parte da sociedade, agora, como um bumerangue, se volta contra ela.





A segunda, a violência afeta o processo natural das coisas. Ao ver o pai de Tamires no local do crime desesperado pela morte da filha, e pensar no fato de que, como muitos outros pais, ele vai enterrar os sonhos, os projetos, sua posteridade, e futuro. Vai enterrar o seu coração junto. Vai enterrar quem deveria enterrá-lo quando morresse.





A terceira reflexão, é que, enquanto as autoridades vão perdendo tempo dando desculpas e explicações para o inexplicável e a incompetência, a violência vai destruindo um pilar fundamental da sociedade: Os seus valores. A vida é o bem maior da humanidade, mas tem valido menos do que algumas gramas de cocaína ou crack. Tem valido menos não para os bandidos, mas também para a sociedade consumista e fria de hoje.





Por fim, não se pode deixar de pensar na realidade da morte, do encontro inevitável com ela, e, o encontro com o nosso Criador. Tamires foi ceifada no auge da sua juventude, e nem um dos seus planos, projetos e sonhos foram levados em conta. Estava de viagem marcada para o Japão, queria buscar algo melhor para seu futuro. Tal fato me faz lembrar o diálogo que o filósofo Sócrates teve com um discípulo sobre o assunto. "Mestre, qundo é que devo me preparar para a morte"? perguntou o aprendiz, "Um dia antes da sua chegada", respondeu o velho sábio. o aluno retrucou: "mas eu n ão sei quando ela vai chegar!" "Então comece a se preparar hoje".





Essa é a razão pela qual a Bíblia nos diz: "Vocês nem sabem o lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa!" (Tiago 4:14). Por isso, é extretamente importante seguirmos a recomendação do profeta Amós: "prepare-se para encontrar-se com seu Deus" (Amós 4:2).





Você está preparado?

Nenhum comentário: