sexta-feira, 3 de agosto de 2007

OS SÍMBOLOS DA HUMILDADE 2





“Quão felizes são os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus”
Mateus 5:3


No último estudo falei sobre a ovelha como um dos símbolos de humildade, vamos falar de um outro animalzinho. A corça. Com uma altura média de 95 a 135 cm de alturas e um peso entre 18 e 29 Kg, é considerada o menor cervídeo europeu. Ao passo que a ovelha é um animal dócil, e se ajusta bem ao confinamento, a corça é arisca, avessa a confinamentos e de caráter migratório.

Sua habilidade de, num salto, cobrir grandes distâncias, a faz um animal ligeiro e difícil de ser pego. Costuma escalar lugares altos que alcança rapidamente com seus saltos. O profeta Habacuque disse no fim do seu livro: “O Senhor, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os da corça; faz-me andar em lugares altos” (Habacuque 3:19).

Apesar de hábil, a corça é um animal frágil, que fica sedenta e desesperada por água com muita freqüência. Dotado de olfato privilegiado sente o cheiro da água a quilômetros de distância e é capaz de perceber um lençol de água a metros abaixo da superfície. Seu desepero a faz perseguir a água até achar a sua nascente. Por isso Davi escreveu: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?” (Salmo 42:1).

A corça, por suas características, lembra um outro aspecto da humildade: O equilíbrio entre a liberdade e a dependência de Deus. Assim como ela precisa desesperadamente de água, a todo instante para poder saltar livremente, é preciso humildade para reconhecer que ser livre é depender de Deus que não nos confina, mas liberta de todas as cadeias que nos prendem. Seu Espírito nos enche para que possamos andar, saltar e escalar os lugares altos acima das circunstâncias, problemas e tudo o mais (como diz a canção). Para andarmos em Sua presença.

Como a corça, contudo, é necessário aprender a beber a quantidade diária necessária para viver e vencer neste dia. É no poder do Espírito Santo que chegamos cada vez mais perto de Deus. Muitos pregam que Quanto mais poder mais perto de Deus, como se estar com Ele depende de quantidade e intensidade. Chegar mais perto de Deus está relacionado com a convivência, com um processo diário e continuado, com o desejo apaixonado, com o anelo intenso, com a busca que toma o coração. Deus nos dá a medida diária necessária dEle, nem mais nem menos. Se a necessidade aumentar, ele aumentará a dose, é um processo, não uma corrida.

Ser humilde é andar em lugares altos, mas perto dos rios. É ir longe na direção de Deus, é buscá-lo, como escreveu Helder Assis, com desespero, com sede, com o olfato privilegiado para localizar a fonte certa, continuamente, todos os dias sem se acomodar, sem se deixar confinar. Como uma Ferrari sem gasolina não é nada, não somos ninguém sem Deus, por mais talentosos que sejamos. É admitir em meio a uma sociedade que tem a independência como utopia, e a solidão como resultado, que precisamos de Deus, e ele sabe disso, e está pronto para reabastecer nossa alma com seu conforto, nossas emoções com Seu amor, nossa mente com suas verdades e nossa fé com suas respostas.

Não tem coisa pior do que sofrer, chorar e não ter ninguém ao lado para encostar a cabeça. Feliz é aquele que, humildemente, reconhece que sua liberdade está na dependência do Senhor que o faz andar em lugares cada vez mais altos, até chegar ao reino dos céus onde está sua herança.

Nenhum comentário: